segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Treinamento Funcional Equilíbrio


    Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos e vem sendo muito difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente enfatizando o treinamento do centro corporal ou centro de estabilização central, localizado na região entre a lombar e pelve, chamado nesse método por CORE.

     O corpo humano foi projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados especificamente para produzir o movimento desejado. Durante os movimentos, vários músculos são envolvidos e cada um deles realiza uma função diferente. O sistema nervoso, além de inúmeras funções motoras, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar todos os movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao nosso cérebro, que partem de sensores localizados na pele, articulações e músculos, são detectados os detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente, interpretando a necessidade da força, velocidade e direção do movimento executado.
Portanto o objetivo do Treinamento Funcional é equilibrar as estruturas musculares, prevenir lesões e melhorar na performance física.
    Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficiais e de forma isolada, sem se preocupar com o movimento integrado e natural do organismo. Isso acontece na musculação convencional. Assim, os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e consequentemente os músculos mais fracos estabilizadores e importantíssimos na estabilização corporal ficam cada vez mais fracos. Esta forma de treinamento gera assimetrias e um desequilíbrio progressivo, com redução da harmonia e eficiência dos movimentos, gerando condições diretas para lesões comuns.
    A forma com que os exercícios são realizados nos aparelhos convencionais das academias de musculação reduz a exigência da coordenação e estabilização, pois trabalha um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios tornando-se um exercício mecânico. No entanto, o Treinamento Funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais encontrado nas academias. Ele se caracteriza por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo, os exercícios trabalham a força, resistência e potencia muscular, flexibilidade, sistema cardiorrespiratório, coordenação motora e equilíbrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário